quinta-feira, 12 de julho de 2007

Apresentação

Temos na cidade de Torres Vedras, ao nível desportivo, um gigante adormecido. Esse gigante dá pelo nome de Sport Clube União Torreense, e o seu potencial é enorme. Esse potencial é tão grande que uma vez rentabilizado poderá impulsionar o desenvolvimento dos restantes clubes e economias paralelas da região.

Apesar de ter vivido momentos de ouro como foram o caso das ascensões à primeira divisão, a presença na final da Taça de Portugal da equipa sénior, os títulos alcançados nos escalões de formação e ainda o orgulho pelos jogadores formados no clube que representaram e representam grandes clubes nacionais e internacionais, a verdade, é que o seu sucesso nunca foi regular, chegando mesmo nos últimos anos, a ser colocada em causa a continuidade do clube, consequência das más políticas desportivas e económicas a que o clube foi sujeito durante décadas. Porém, como a história do homem nos demonstra, toda a evolução é irregular, feita de avanços e retrocessos, portanto devemos enquadrar os erros cometidos como ensinamentos para o futuro, usando-os em benefício do progresso do clube. Como qualquer outro acto de aprendizagem, devemos reflectir sobre os erros e encontrar soluções para evitá-los no futuro. Caso contrário, não estaremos a procurar o progresso.

Tendo em conta que o Sport Clube União Torreense apresenta-se em rotura com o seu passado ao pretender mudar a sua política desportiva, uma equipa de técnicos com formação superior em Educação Física e Desporto e especialização em Futebol, pensou ser o momento ideal para avançar num projecto na área da formação sem igual no passado do clube, marcando também a sua própria identidade perante outros realizados em Portugal e no resto do mundo.

Importa antes de tudo, perceber o grande activo do clube: a sua marca. Dada a sua história e situação geográfica, o Torreense pode ser considerarado o clube mais representativo da denominada região oeste de Portugal. Numa análise mais profunda e partilhada pelo seu actual presidente, podemos mesmo arriscar que o clube será mesmo o mais influente de Leiria à entrada da cidade de Lisboa, o que perfaz uma área de intervenção enorme com um potencial desportivo fantástico. Nessa enorme região contendo uma elevada densidade populacional, o Torreense deve assumir-se como o clube de topo, apenas superado pelos grandes clubes da cidade de Lisboa e presentemente, pela União de Leiria. Assim sendo, o clube deve-se assumir como a grande referência no futebol de formação para as crianças e jovens de toda a região. Entendemos ainda que nesta zona do país, o potencial genético e a cultura desportiva é grande dada a contínua emergência de talentos desportivos em variadas modalidades.

Tendo estes pontos em consideração, foi construída uma proposta de organização para o futebol de formação do clube, cuja implementação passe por fases a curto e longo prazo, para que seja perfeitamente exequível. Foi traçada ainda a fórmula para o sucesso deste projecto:



MOTIVAÇÃO + AMBIÇÃO + ESPÍRITO DE EQUIPA + COMPETÊNCIA + ORGANIZAÇÃO + TEMPO = SUCESSO



Bem vindos à ACADEMIA TORREENSE. Contamos com TODOS para o sucesso deste projecto.

TORREENSE POR TODOS, TODOS PELO TORREENSE